sexta-feira, 27 de maio de 2011

Agentes do Destino


"Agentes do Destino" conta com o par romântico formado por Matt Damon e Emily Blunt. Gosto do Matt Damon, acho que ele melhora a cada trabalho.
O filme é uma história de amor que põe à prova a existência de Deus e seus desígnios (aparentemente incompreensíveis). Fala sobre livre arbítrio e aborda a questão do não-domínio do nosso destino.
O argumento do filme é interessante, mas ele se perde no desenrolar da história, pois a idéia de um romance inexplicavelmente proibido alienou o espectador e o fez desviar sua atenção para que ele não percebesse que a idéia central da trama não tinha sido completamente explorada.

Obs: não é objetivo do blog correlacionar músicas com filmes, mas acho que essa música explica bem a essência do filme: http://letras.terra.com.br/beto-guedes/44530/

"O destino que se cumpriu
De sentir seu calor e ser tudo
Sim, todo amor é sagrado"

Todo Mundo tem Problemas Sexuais


Pedro Cardoso está fantástico! Porém, o filme tem seus altos e baixos.
É uma obra de Domingos de Oliveira, baseada na peça de mesmo título e autor.
São cinco episódios sobre casais e as particularidades de suas vidas sexuais.
O diretor optou por misturar cenas da peça com o filme, o que resultou, segundo Rodrigo Fonseca do Jornal Globo: "um coquetel energético de açai com ovo de codorna numa obra pautada pelo diálogo inteligente". Assino embaixo. 
Eu me diverti muito durante o filme, especialmente com os episódios de número quatro e cinco.

domingo, 22 de maio de 2011

Água para Elefantes



Água para Elefantes foi ambientado em 1931 e tem a Depressão nos EUA como pano de fundo.
Conta a história de um jovem rapaz que perdeu seus pais na véspera de se formar veterinário e sem rumo e sem dinheiro ele embarca clandestinamente em um trem que transportava atores de circo.
O filme retrata a rotina e a pobreza (daquela época) da vida circense e concomitantemente a história de amor de    Jacob (Robert Pattinson - fazendo uma péssima atuação, tão expressivo quanto um poste) com a esposa do dono do circo. A esposa é Marlena (Reese Whitherspoon) e o dono do circo é August (o sempre espetacular Christopher Waltz). Reese e Christopher estão muito bem em seus papéis, contrabalanceando a atuação incompetente de Pattinson.
O filme não foi bem recebido pela crítica, alegando que se tratava de um melodrama açucarado e raso. Discordo. Achei a história sensível e bem construída. A relação de amor entre Jacob e Marlena é desenvolvida gradativamente e por isso se torna tão sólida.
Acredito que o filme fala sobre segunda chance, afinal todo mundo merece uma oportunidade para fazer diferente!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Thor



Thor: quanta besteira! O diretor do filme Kenneth Branagh (especialista em Shakespeare) não entende de ficção científica.
Thor é adaptado dos quadrinhos, baseado no gibi da Marvel. Não tenho nada contra as adaptações das histórias em quadrinhos, mas é preciso muita habilidade para essa transição não deixar o filme excessivamente pueril. E foi isso que aconteceu com Thor.
O filme é basicamente sobre a batalha de ego entre dois irmãos: loirinho (Thor) x moreninho (Loki) que são herdeiros do reino de Asgard (planeta mais evoluído do que a terra).
Thor (o vitaminado australiano Cris Hemsworth) é filho do Deus Odin (Anthony Hopkins-deve ser difícil envelhecer com dignidade em Hollywood) e após um ato de rebeldia é banido de Asgard e cai nos "braços" da oscarizada Jane (Natalie Portman) bem no meio do deserto do Novo México!
O que acontece após a "queda" do saradíssimo Thor é uma sequência de efeitos especiais, cenários bem falsos e história insossa.
Quando fui ver Thor, a platéia que estava assistindo o filme deu sonoras gargalhadas durante a trama, mas acho que a platéia foi muito generosa...