domingo, 13 de fevereiro de 2011

O Discurso do Rei


Gostar ou não de um filme é algo muito pessoal, subjetivo, depende da sua história de vida e de seu humor no dia. Mesmo levando em conta essas variáveis, eu já sabia que iria gostar muito de "O Discurso do Rei", antes de vê-lo. Explico: adoro o Colin Firth ele é uma estrela de primeira grandeza, mas durante muitos anos fez filmes que não deixavam seu brilho se expandir. Com exceção do belo e comovente "Direito de Amar" (A Single Man, 2009) de Tom Ford. E desde que Geoffrey Rush ganhou em 1997 o Oscar de melhor ator por "Shine", eu acompanho seus trabalhos. Colocar, exatamente, esses dois grandes atores em cena, para mim, tinha tudo para dar certo e deu!
"O Discurso do Rei" retrata a biografia do gago Rei George VI (Colin Firth) que mesmo a contragosto tem que assumir o trono inglês. Ele conta com a ajuda do "terapeuta da fala" Lionel (Geoffrey Rush). O filme trata de superação, determinação, confiança e amizade. E tem também o que mais gosto dos ingleses: humor sutilmente sarcástico.
O Rei tem que anunciar para a população que o país entrará em guerra contra a Alemanha, mas a única batalha que ele realmente precisa vencer é a das palavras.
A beleza final do filme é paradoxal porque o domínio das palavras do discurso passa a ser mais importante do que seu conteúdo mórbido.

4 comentários:

  1. já tinha lido algumas críticas e em todas foram favoráveis. Com 12 indicações, tendo as chances de se empatar com o meu filme predileto, que é O Senhor do Aneis, é um filme que não pode passar batido.
    Também ancioso para ver a atuação de Helena Boham Carte, para mim a eterna Belatriz Lastrange de Harry Potter.
    Bom agora é correr para o cinema né??

    ehehehe

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo!
    Foi bom você falar da Helena Bonham Carter, eu fui injusta não comentando sua atuação precisa no filme. Ela é uma excelente atriz e longe da direção do marido sua atuação não fica nada histriônica. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Adorei...voce sabe como iamos no cinema e ainda vou muito e assisto muito filmes...esse seu blog foi uma exelente ideia ja que voce sempre gostou de filmes e dar sua opiniao, assisti Black Swan...adorei,otimo!!

    ResponderExcluir
  4. Nós íamos mesmo. Sinto muita saudade daquele tempo! Que bom que gostou do blog. Beijão.

    ResponderExcluir