quarta-feira, 9 de março de 2011

Trabalho Interno


Ganhador do Oscar de Melhor Documentário, é um filme sobre a mais recente crise financeira que começou em Wall Street e se alastrou para o mundo (passando pelo Brasil como uma marolinha – quem lembra?) já era esperado.
Charles Ferguson com certeza era o homem capaz de realizar tal filme. Acadêmico com P.h.D em ciência política pelo MIT e empresário visionário (vendeu sua empresa de software por 133 milhões de dólares para a Microsoft), Ferguson tinha o prestígio e o dinheiro necessários para se engajar no projeto desse imperioso documentário além de meios para conseguir entrevistas com os protagonistas (leia-se causadores) da crise.
Com suas excelentes perguntas, Ferguson soube derrubar até os mais preparados entrevistados e com a ajuda significativa de Matt Damon, que emprestou sua voz ao longa-metragem, desconstruiu todo um capítulo da história americana de Wall Street, apontando os fatos, os erros e os culpados pela crise.
Um filme extremamente necessário para todo o mundo, mas principalmente para os Estados Unidos, já que mostra que os verdadeiros vilões continuam comandando, mesmo sob o olhar do Presidente Obama (que disse que ia promover mudanças e regular a economia e fez muito pouco). Espera-se que o povo americano tome as medidas cabíveis e que se mobilize.
Para começar, às vezes só basta um filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário