quarta-feira, 29 de junho de 2011

Meia Noite em Paris


Sempre gostei do Woody Allen, assisto a seus filmes desde a minha adolescência, acho incrível como ele brinca com as neuroses e conflitos de todas as naturezas. Infelizmente muitas pessoas que eu conheço não gostam dele... Por isso, estou aqui escrevendo. Escrever é uma terapia. Woody Allen melhor que ninguém sabe disso.
Nos últimos anos, com os orçamentos cinematográficos reduzidos, Allen começou a rodar seus filmes em cidades que lhe proporcionam "incentivos financeiros". Foi assim em Londres (filmou o excelente Match Point e mais recentemente o Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos), Barcelona ( Vicky Cristina Barcelona) e agora em Paris. Concomitantemente com suas tramas, ele consegue fazer belíssimas tomadas das cidades filmadas. Não é diferente com Paris, ele fez a cidade ficar mais linda ainda, se é que isso é possível.
Falando do filme... Gostei muito, apesar de não apreciar o protagonista (Owen Wilson) como seu novo alter ego.
A história é sobre um escritor (Gil Pender) que faz roteiros para filmes hollywoodianos e descontente com o rumo de sua carreira, ele tira férias em Paris com sua noiva (Rachel McAdams) seu sogro e sogra burgueses. Entendiado com o roteiro das férias e também com as companhias, ele viaja no tempo e volta a Paris dos anos 20. Passeando por lá, ele encontra e fica amigo de Scott e Zelda Fitzgerald, Ernest Hemingway, Gertrude Stein, Pablo Picasso, Salvador Dalí, T. S. Eliot, Man Ray, Luis Buñuel e tantos outros artistas e escritores que revolucionaram o mundo artístico e literário. Gil Pender fica encantado com a oportunidade de aprendizado, mas não deslumbrado a ponto de se perder em um mundo de ilusões. Na verdade está é a mensagem principal do filme: sonhar é preciso, mas é somente na realidade que podemos ter alguma felicidade.

Aviso: Woody Allen é um diretor que se ama ou se odeia, não tem meio termo. Também coloco nessa situação, David Lynch, Quentin Tarantino, Tim Burton e Pedro Almodóvar.
Meia Noite em Paris é criativo, inteligente, leve, divertido, mas se você sempre odiou Woody Allen não será esse filme que fará você mudar de idéia...

2 comentários:

  1. Oi Solange, gostei dos seus comentarios sobre o filme e sobre Woody Allen, concordo com voce em genero numero e grau, o filme é bem isso que voce disse, criativo, leve e divertido e Woody Allen consegue sempre mostrar o cotidiano de forma critica, vendo sempre o lado engraçado e peculiar de cada situação que retrata. Como voce é fã e assiste aos filmes dele, tenho quase certeza que voce ja deve ter visto "TUDO PODE DAR CERTO" ou "WHATEVER WORKS" em inglês, é um filme barbaro pra quem gosta de Woody Allen, onde ele consegue surpreender com a narrativa e um texto sensacional como de costume

    ResponderExcluir
  2. Olá Rogério!
    Você acertou, eu amei "Tudo Pode dar Certo". E também gostei bastante da sua participação no blog. Obrigada.
    Abraço,
    Solange Mello

    ResponderExcluir